Novo Secretário de Saúde, apesar da pouca idade, demonstra maturidade e segurança no que faz e diz.

Entrevista

A entrevista a seguir será com o secretário municipal de saúde Maurício Jammes de Sousa Filho, o mesmo é formado em fisioterapia com especialização em cardio-respiratório e tratamento ortopédico.

Juarez Santos- Maurício, quando e por que você assumiu a Secretaria de Saúde?

Maurício Jammes- Eu a assumi em abril último porque o  então secretário Abdias Ramos se afastou para tentar uma vaga  na Câmara Municipal. Quem era para ter assunido a Secretaria era a minha mãe, Ana Maria, mas como  ela confia em mim, sabe que sou capaz  e eu sou fomado na área da saúde, ela me convidou para ocupar o citado cargo e eu aceitei por também ser uma pessoa muito  determinada, aprendi tudo isso com os meus pais, Chico Marques e Ana Maria.

Eu encontrei a Secretaria não diferente das outras. Problemas sempre têm, mas a gente procura resolvê-los na maneira do possivel.

Juarez Santos- Como vem sendo a sua atuação?

Maurício Jammes- Sou um secretário atuante e presente, sempre posso.

Juarez Santos- Metas importantes, já concluidas, em andamento e previstas?

Maurício Jammes- Chamei os concursados lotandos-os sempre  de acordo com a necessidade, procurando sempre satisfazê-los para que eles desenvolvam um bom trabalho na administração, pois é isso que precisamos. Pretendo reformar alguns postos de saúde na zona rural para que se igualem aos da zona zona urbana  em termos de tratamento.

Juarez Santos- Você já tinha assumindo algum cargo antes?

Maurício Jammes- Cargo de confiança não, mas trabalahava na cidade de Lagoa Alegre a convite de um amigo, onde sou muto bem respeitado pelo trabalho que faço.

Juarez Santos- Na sua opinião, como se encontra a saúde pública de Barras?

Maurício Jammes- A saúde pública de Barras não está cem por cento, mas estamos trabalhando muito para melhorá-la cada dia mais. Temos dificuldades de encontrar médicos para todas as áreas que o povo precisa, o que não é diferente de outros municipios. Porém,  estamos sempre em busca de melhoras.

Juarez Santos- Você já sabe se  vai ficar no cargo até o final do mandato do seu pai, o prefeito Chico Marques?

Maurício Jammes- Irei permanecer no cargo enquanto tiver dando certo e o prefeito quiser. Honrarei sempre o tempo que ficar, porque para mim foi mais uma experência e uma vitória alcançada e agradeço a Deus por isso.

Juarez Santos- Qual a diferênça entre você e os seus antecessores?

Maurício Jammes- Acredito que cada um tem um jeito de administrar, sou muito jovem e não tenho muita experiência, mas tenho muita inteligência. O importante é que estamos trabalhando e que  o povo, as familias de bem irão enxergar.

Juarez Santos- Na sua opinião, qual o maior problema da saúde pública de Barras hoje?

Maurício Jammes- O maior problema é que não encontramos médicos o suficientes, e quando encontramos eles não querem vir os dias determinados para cumprir com a carga horária.

Juarez Santos- O que os barrenses podem esperar da sua secretaria daqui para frente?

Maurício Jammes- A população pode esperar muito empenho, dedicação e melhora a cada dia. É para isso que estamos trabalhando  muito.

POLíTICA

Juarez Santos- Como você está vendo a atual politica feita em Barras?

Maurício Jammes- Vejo a politica em Barras ainda muito atrasada e,  infelismente, discriminada pelos que se dizem poderosos, por acharem que pobre não sabe administrar.

Juarez Santos- Por ser filho do prefeito Chico Marques você é suspeito para falar, mas todo suspeito também tem opinião. Como você está vendo Barras administrativamente?

Maurício Jammes- Vejo o municipio bem administrado, apesar do prefeito ter recebido a prefeitura desestruturada e destruida. Ele conseguiu fazer o que muitos não fizeram.

Juarez Santos- Você pretende concorrer algum cargo eletivo em Barras?

Maurício Jammes- Não, porém pretendo trabalhar, me empenhar para que a administração continue dando certo.

Juarez Santos- Acha que o seu pai será reeleito? Por que acredita nisso?

Maurício Jammes- Acredito na reeleição do Chico Marques porque ele é  o prefeito que mais trabalhou, só não ver os cegos de olhos abertos. Ao invés de os poderos apelidá-lo de Chico Gamela, deveriam chamá-lo de Chico Trabalhador.

Juarez Santos- Como você analisa os constantes ataques e as acusações de prátricas ilícitas sofridas pelo seu pai?

Maurício Jammes- Eu os vejo com muita tristeza, porque os que atacam são exatamente aqueles que não fizeram nada e não tem projetos para Barras. Eu vejo tudo isso como um ato de covardia e desepero pelo poder.

Juarez Santos- Até o momento Barras conta com quatro pré-candidatos a prefeitos. Na sua opinião, isso é bom ou ruim para o seu pai?

Maurício Jammes- É um direito de cada um. Mas, acho que não ficarão os quatro durante muito tempo.

Juarez Santos- Pra você, quem é o maior lider politico de Barras na atualidade?

Maurício Jammes- Não existe maior lider, existem politicos que passaram e penssavam que estavam plantados, que eram eternos, não se deram conta que a vez deles passou. Chico Marques  também vai passar um dia e ele tem consciência disso. Existem alguns nomes, alguns politicos em Barras, como  por exemplo o Cabelouro, Geraldo Mariquinha e outros, que são lembrados até hoje.

Juarez Santos- Muitos acham que o próximo prefeito de Barras será aquele que tiver o apoio do ex-prefeito, coisa que o seu pai não tem.

Maurício Jammes- Essa é uma análise muito atrasada, que não condiz com a realidade. Temos que analisar aqueles que mais trabalharam em Barras e em pouco tempo.

Juarez Santos-  Para o ex-prefeito Manin Rêgo e companhia, o seu pai, o prefeito Chico Marques é um traidor politico, arrogante, prepotente e perseguidor. O que Acha?

Maurício Jammes-  O prefeito Chico Marques não traiu o Manin Rêgo. Existiu um acordo politico mal resolvido, que não dá para explicar nesse veiculo de comunicação. Ele também não perseguiu ninguém, tanto é verdade que tem parente dele, Manin, com carro alugado na prefeitura. Só sairam aqueles que só queriam mandar na prefeitura e não o povo.

Juarez Santos- Na opinião de várias pessoas, o prefeito Chico Marques só não está numa situação melhor porque está mal assessorado e também por causa do comportamento, do procedimento de vocês, os filhos dele. Qual a sua avaliação?

Maurício Jammes- O prefeito Chico Marques pode não está cem por cento acessorado, mas têm muitos amigos que lhe ajudam, inclusive os seus filhos. Se falam dos filhos do Chico Marques, falavam também do filho do Dr. Joaquim Lucas, do filho do  Elias Frnça e do filho do próprio Manin Rêgo. Nós não nos importamos com isso, pois será assim com os filhos de quem for prefeito.

Maurício

Mauríco